Capas | Sarita e seus amiguinhos

Não, a capa não é bonita, mas é da cartilha com a qual fui alfabetizada. Eu nem lembrava mais das imagens, somente das letras – cursivas arredondadas que eu achava o máximo e tentava imitar fazendo um esforço enorme com a mão! Por muito tempo procurei por um exemplar da “Cartilha da Sarita”, que eu jurava era o nome do livro, pois o meu exemplar não faço a menor ideia que fim levou… Procurei em sebos de Porto Alegre e Pelotas, e nada. Parece que ninguém nunca a usou. A única informação foi do site da UFRGs.

Se alguém souber de algum exemplar com um preço modesto, por favor, entre em contato.

Sarita e seus amiguinhos

Sarita e seus amiguinhos, de Cecy Cordeiro Thofehrn e Jandira Cardias Szechir, Editora do Brasil S/A, 1953. Imagens e dados do site da UFRGs,

29 comentários sobre “Capas | Sarita e seus amiguinhos

  1. Procuro há anos, você sabe… Mas livros infantis têm “o condão” de sumirem do mapa. Não porque as pessoas os guardem, mas é que são usados ao infinito e se desintegram, como deve ser. Pelo menos no nosso tempo era assim.

  2. As cartilhas eu acredito que joguem fora hoje. Afinal podem riscar e rabiscar e assim é impossível reaproveitar. Eu sinceramente não lembro de ter rabiscado a minha Sarita…

  3. Nossa, a mainha mãe fala muito nessa cartilha, e agora que viu a capa nesse site, quer de qlqr maneira comprar uma…
    Então, se alguém por favor souber de algum site que venda a um preço acessível, por favor coloca o endereço aí…
    Obrigada.

    • Maria de Lourdes, eu tenho a mesma vontade que você. Também gostaria de adquirir um exemplar.
      ou se pelo menos alguem que tenha um exemplar, digitalizasse para a gente que nela estudou matar a saudade e relembrar uma fase bonita da infância…. ah! tempo bom, e que não volta mais!!

  4. Estou interessada em adquirir a Cartilha Sarita. Minha saudade desse livro é muito grande. Gostaria de, ao menos vê-la, folhea-la, rever minha infância. Por favor, me ajudem.

    • Maria de Lourdes, eu tenho a mesma vontade que você. Também gostaria de adquirir um exemplar.
      ou se pelo menos alguem que tenha um exemplar, digitalizasse para a gente que nela estudou matar a saudade e relembrar uma fase bonita da infância…. ah! tempo bom, e que não volta mais!!

    • Gostaria de dar um grande e carinhoso abraço em cada uma dessas pessoas que, como eu, amam a inesquecível “Cartilha de Sarita”. Tenho na lembrança desde pequenininho (desde 1963!) esse pequeno mundo encantado chamado Cartilha de Sarita; minha primeira professora (Terezinha de Jesus Freire, minha segunda mãe) e meu “Grupo Escolar”: Escolas Reunidas Profª Josefa Sampaio, Natal-RN, Bairro de Santos Reis. Há 38 anos longe da minha terra, minhas recordações estão cada vez mais vivas…

  5. No orkut tem uma comunidade da Cartilha Sarita. Convido vocês a entrar nessa comunidade para torcarmos informações.

    • Maria,
      eu também gostaria de ver a cartilha da Sarita, se um dia você conseguir um exemplar, fotografe e nos mostre!
      abs, raquel

  6. Gostaria muito de encontrar a Cartilha da Sarita, pois foi com ela que me alfabetizei, ja faz anos que procuro. Ja rodei a Paraiba e nada. Se alguem encontrar por favor me avise. Agradeço de coraçao

  7. Olá amigo valter, tem como você deixa email ou telefone para contato. Por favor, se puder dispor agradeço desde já. Preciso muito dessa cartilha.

  8. Amigos e amigas,

    Eu estou em busca de cartilhas, entre elas, três são prioritárias: A Cartilha do Povo, Sarita e seus amiguinhos e Caminho Suave. Se alguem puder mandar ainda que seja uma cópia, eu ficaria muita grata. Pago as despesas com a cópia e frete.
    Meu endereço: Glória das Neves Dutra Escarião
    Rua maria Helena Rocha, 113, Ap. 402-A, Bairro Aeroclube, João Pessoa, PB CEP: 58036823
    Fones: (93) 99827081 e (83) 32468778

  9. Gostaria imensamente poder pegar,ler esta cartilha,que foi o começo do meu aprendizado!!!!Minha irma,se forma agora,e na aula da saudadefoi feito um caderno de recordaçoes.ilustrado com capa da sarita!!!!foi emocionante!!!Se alguemsouber, porgentileza, meinforme, onde comprar esta cartilha,tao preciosa!!!!amo de paixao!!!!abraços….obrigada!!!

    • moro em juazeiro da bahia,estudei essa catrtilha e lembro até o nome da minha professora:JOSELITA,morro de saudades dessa cartilha,vi pra vender no mercado livre mas custa 250,00

  10. Olá Maria Zélia
    Assim como você, sonhava em encontrar a minha Cartilha da Sarita. Depois de anos de procura a encontrei em um site, o mercado livre. Procure por lá, quem sabe você também encontra. Estou feliz em ter adquirido e desejo que essa felicidade chegue até você.
    Abraços

  11. Também fui alfabetizada por esta cartilha.
    Mas adoro a capa.
    Tem um charme retrô fantástico.
    Lembro bem da Sarita e seus amiguinhos. Tinha o coelhinho Bibi, não é?
    Abraços
    Mem

  12. Eu também sempre procurei por essa cartilha, pois foi com ela que iniciei a alfabetização. Nunca a esqueci, como vocês. Gostaria muito de pegar e ler nem que fosse uma vez mais.

  13. sou de magisterio balneario pinhal estacartilha me ensinou a ler e escrever por isso se alquem tiver essareliquia para vender por preço razoavel gostaria de obter inormaçoes

Deixe um comentário

