Livros ilustrados por Tarsila do Amaral

Livros ilustrados por Tarsila do Amaral

Quando comprei os livros não percebi a assinatura nas ilustrações. O primeiro que vi na prateleira foi o Comentários (de bello gallico) de Cesar, que escolhi pensando ser uma tradução diferente da que eu já possuía. Li apenas uma parte da apresentação, que é muito interessante e não percebi que a tradução era a mesma, de Francisco Sotero do Reis. Acabei comprando todas que achei: Obras de Cícero, as Cartas de amor de Abelardo e Heloisa e Pensamentos de Marco Aurélio.

Mais tarde, olhando com calma e analisando para ver o que seria possível fazer em matéria de restauro dos livros, vi a assinatura. Fiquei na dúvida. As ilustrações seriam mesmo da Tarsila?! Comentando com Leticia recebi o que chamo de prova irrefutável de autoria “filhinha, frila a gente não recusa”. Esse trabalho de ilustração é citado nesta página no site da TV Cultura e no artigo “‘Fundo de gaveta’ revela Tarsila ilustradora” na Folha de S. Paulo em 19/01/2008, trecho abaixo:

O catálogo que registra a obra completa da modernista Tarsila do Amaral irá reunir cerca de 2.000 trabalhos, quase o dobro do resultado do primeiro levantamento sobre a produção da artista, publicado em 1975, e realizado pela crítica e curadora Aracy Amaral.
Organizada por uma parceira entre a produtora Base 7 e a Pinacoteca do Estado, a nova publicação ampliou consideravelmente o número de obras conhecidas da artista ao incorporar uma grande quantidade de ilustrações para livros e jornais.
“Nossa previsão era de um acréscimo de 20% de obras, mas encontramos muitas ilustrações. Só entre 1940 e 1944 ela ilustrou 29 livros para a série “Os Mestres do Pensamento”, dirigida por José Pérez”, conta Maria Eugênia Saturni, diretora da Base 7. Artigo completo aqui.

Cartas de Amor, Abelardo e Heloísa | Pensamentos, Marco Aurélio | Obras, Cícero | Comentários (de bello gallico), Cesar
Cartas de Amor, Abelardo e Heloísa | Pensamentos, Marco Aurélio | Obras, Cícero | Comentários (de bello gallico), Cesar

Anúncios

9 comentários sobre “Livros ilustrados por Tarsila do Amaral

  1. Roberto,
    eu gosto dos quadros da Tarsila e fiquei encantada com os desenhos que vi na mostra e a tela do Boi na Floresta, que eu não conhecia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s